Ecodescarte Consciente: projeto bem-sucedido de marketing socioambiental

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Carvalho Martins Comunicação é a responsável pela criação, elaboração e aplicação do plano de comunicação integrada do primeiro projeto para descarte de medicamentos vencidos em Minas Gerais. Idealizado pela Unifar Drogaria, o Ecodescarte Consciente tem o objetivo de minimizar o rejeite incorreto de fármacos no meio ambiente como resultado da preocupação em contribuir com a melhora da situação socioambiental brasileira.

 

O sócio diretor da Carvalho Martins Comunicação, Sérgio Martins, afirma que o projeto tem conscientizado a população sobre a necessidade de contribuir com o equilíbrio e conservação do meio ambiente, o que reflete os valores internos da Unifar Drogaria, cliente da Carvalho Martins desde 2002.
A tendência de haver iniciativa privada com interesses socioambientais é traduzida dentro do que especialistas chamam de marketing sustentável ou socioambiental. De acordo com Martins, tais ações são possíveis apenas quando a empresa realmente tem em sua identidade esses valores consolidados. “A responsabilidade é de todos e a preocupação socioambiental deve ser inerente aos valores e à missão de uma empresa para que o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade sejam envolventes. É possível mostrar à sociedade a importância do papel empresarial na preservação do meio ambiente e, além disso, garantir competitividade, perenidade, sobrevivência, evolução, conscientização e equilíbrio,”analisa.
Como gestora de marketing da Unifar Drogaria, a Carvalho Martins atuou na elaboração estratégica do plano de comunicação do projeto, orientando a escolha de canais, posicionamento estratégico que expressasse os valores socioambientais e humanos da empresa, assim como na elaboração de todo o material de divulgação e busca de parceiros.
Uma das parcerias alcançadas pela Carvalho Martins para alavancar a comunicação deste projeto foi a rádio mineira BH FM, do Sistema Globo de Rádio, que está incluindo chamadas durante a programação, mensagens de conscientização e realizando blitzes na capital. O projeto contou ainda com o apoio dos laboratórios Biosintética, EMS e MSD.

A divulgação tem sido feita desde maio/2011 em toda Belo Horizonte e região metropolitana através de um plano de comunicação integrada que contempla desde a espera telefônica do televendas da Unifar, passando por marketing direto junto à comunidade médica e mailing de clientes cadastrados, abrangendo ainda veiculação de mensagens em sites, mídias sociais da empresa, assessoria de imprensa com veiculação em mídia impressa de grande circulação, além das ações de rádio. Em relação ao material, a empresa de gestão de marcas orientou a elaborou folders, panfletos, e-mail marketing, informativos, entre outros materiais. Com todo material desenvolvido, Sérgio Martins acredita que sensibilizará grande público já que esse esforço inicial de comunicação tem previsão média de seis meses de duração.




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