Um projeto de comunicação bem-sucedido precisa respeitar a vocação natural da empresa

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Colégio ICJ é um cliente “do coração” da Carvalho Martins. Em todos os sentidos. Em 2008, quando fiz minha primeira visita (fomos indicados por outro cliente), os diretores nos informaram da necessidade de fazer com que a escola não só voltasse a crescer em número de alunos, mas também que sua marca fosse revigorada, através de uma comunicação moderna, eficaz e inesquecível.

Pois bem, a primeira coisa que fizemos foi entender um pouco do Colégio. Fui pessoalmente a dois eventos festivos e conversei com pais e alunos. Me misturei às famílias, puxei conversa com professores… Entendi que o slogan do Colégio ICJ, “amando e educando”, utilizado a mais de 40 anos, é uma realidade incontestável. Alunos e ex-alunos são completamente apaixonados pela escola. Coisa pra virar case de lovemark. E presenciei uma cena rara: um dos diretores, ao passear pelo pátio, foi abraçado por vários alunos. Sinceramente, quendo eu era criança, nunca ousei e nem tive a mínima vontade de atravessar um pátio pra abraçar um diretor ou diretora.

O planejamento de comunicação não poderia deixar de revelar exatamente a vocação dessa empresa: eles educam com amor. Assim, partimos do próprio slogan antigo como base para o desenvolvimento de nossa plataforma de comunicação. “Amando e Educando” se tornou “Educação com Amor”. E todo um plano de ações táticas, para público interno e externo, foi desenvolvido a partir desse conceito, que respeita e evoca a vocação natural da empresa.
Me lembro que, após apresentar a plataforma de comunicação integrada baseada na “educação com amor” para a diretoria, um deles me disse que tinha achado tudo muito bacana, mas esperava que a gente criasse algo novo…


Pra que criar algo novo, se a vocação natural da empresa é o que ela tem de melhor? Tudo que for além disso, vai acabar soando falso, com perigo de não ser entregue ao público. Bom, essa foi minha resposta, e eles nos deram um voto de confiança. O fato é que aquecemos o coração do ICJ, que é amável por vocação. Criamos um coração cheiroso como brinde, utilizamos, nas peças de comunicação, imagens de alunos e professores reais, depoimentos e informações relevantes. A alma da empresa estava lá, em cada peça, em cada ação. E os resultados começaram a aparecer, tanto na procura de alunos novatos quanto no resgate do orgulho da comunidade ICJ.

E sua empresa? Qual é a vocação natural dela? Você é do tipo que busca sempre algo novo, mesmo que a novidade não reflita a personalidade real de sua pessoa jurídica? Num ambiente em que o consumidor tem o controle total e não pestaneja em apontar o dedo para promessas falsas, dou um conselho: volte-se para a vocação natural de sua empresa, porque normalmente é por aí que está escondido seu verdadeiro diferencial.




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