Casa X: mais um cliente Carvalho Martins.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

capa-casaxA Casa X, rede de franquias de buffet infantil da Xuxa em parceria com o Grupo SMZTO, é o novo cliente da Carvalho Martins Comunicação. Desde setembro, a equipe da Carvalho Martins iniciou os trabalhos com o novo cliente focada em um planejamento e uma metodologia de trabalho que tem por objetivo oferecer aos franqueados todo o suporte necessário para o atendimento às suas necessidades de comunicação local, tendo como base um calendário de ações pré-estabelecido com a franqueadora e uma nova proposta de brand design. A plataforma Template Track se integrou ao projeto proposto pela Carvalho Martins como ferramenta essencial no desenvolvimento e entrega de campanhas e ações de marketing à rede, de forma organizada, automatizada e auditável.







Open Franchise Summit: um evento exponencial, para organizações que querem se tornar exponenciais.

terça-feira, 29 de maio de 2018

post_01Por Sérgio Coelho Martins

Na semana passada, participei do primeiro Open Franchise Summit em São Paulo, realizado por Pedro Mello e Mauro Peres, sócios da Next. O evento aconteceu no InovaBra, espaço de conhecimento e coworking do Bradesco. Foi um evento de grande impacto profissional pra mim. Já fui a vários encontros sobre franchising em minha carreira, mas este foi o primeiro sobre gestão de redes de franquias em que presenciei franqueadores e franqueados misturados na plateia, participando de forma integrada e harmônica das atividades e discussões de temas, insights e painéis.

O movimento Open Franchise surgiu a partir de novas práticas desenvolvidas por franqueadores inovadores, inspirado em modelos colaborativos de gestão, com forte influência dos conceitos adotados por organizações exponenciais, muito delas do Vale do Silício.

Como diz a cartilha do movimento, “no Open Franchise, mais decisões e tarefas podem e devem ser assumidas pelos franqueados, que muitas vezes tem uma noção melhor de ‘onde o calo aperta’. Seguindo essa mesma lógica, no modelo Open Franchise todas as atividades da rede são reavaliadas por sua capacidade de gerar valor, como também quem tem os comportamentos e conhecimentos mais adequados para realizá-las.”

A intenção é substituir hierarquia e burocracia por comunicação e agilidade, visando aumento de performance e de melhores resultados no sistema, minimizando o nível de estresse com aumento de satisfação na rede.

E não é que isso acontece na prática? O evento discutiu não só os preceitos básicos do Open Franchise – como os 5 Pilares -, mas também trouxe cases reais e de sucesso inegável de redes de franquias que conseguiram reverter situações de grande tensão e baixa performance em cenários positivos e colaborativos.

Daniel Guedes, da SMZTO, mostrou as vantagens da mudança de postura do Grupo, que decidiu buscar o envolvimento dos franqueados de algumas de suas redes, como a Yakissoba Factory e a Casa X, em decisões e tarefas que afetam a sustentabilidade de seus negócios e de toda a rede. Guedes afirmou que “não é preciso perder para que o outro ganhe.” Através de reuniões de grupos de transformação, utilizando a técnica Master Mind, várias soluções inovadoras surgiram nessas redes. E quem atestou a qualidade e o impacto positivo dessas mudanças foram os próprios franqueados, já que alguns deles estavam presentes ao evento.

Kiko Hwang, fundador da Yakissoba Factory, afirmou que decidiu investir na sinceridade e transparência para salvar sua rede que, pelo que ele informou, parecia estar à beira de um colapso. Abriu diálogo direto com os franqueados, detectou os líderes e pessoas-chave, começou a trabalhar com eles e criou um Grupo de Transformação, onde os problemas e soluções eram discutidos de forma transparente. Teve algumas reuniões presenciais com esses franqueados e continuou com encontros via Skype. Segundo Kiko, os problemas de comunicação, de baixo faturamento da rede e de falta de confiança no franqueador e no negócio foram superados. Kiko atesta que a maioria das coisas no Open Franchise depende mais de boa vontade do que de dinheiro. Para o empresário, muitas vezes o franchising oferece um enxoval de coisas inúteis. E aconselha: “temos que tirar o que não é relevante para o business!” E os franqueados presentes aplaudiram seu franqueador.

O evento proporcionou discussões temáticas em grupos, e nos trouxe grandes momentos de reflexão, de como caminhar do pensamento individual em direção ao coletivo.

post_02Fábio Oliveira, da Flytour, nos trouxe outra rica experiência de uma rede que segue vencendo os desafios da prestação de serviços e da tecnologia, em um mercado altamente competitivo. O gestor, que assumiu a empresa de seu pai com a responsabilidade de expandir seu legado, afirmou que hoje ele não quer ser o “dono” de seus franqueados, e sim um facilitador. Alinhado com os preceitos do Open Franchise, Fábio diz que, hoje, uma de suas principais funções é criar ambientes de troca saudáveis.

Quem também passou pelo evento para dar uma palestra rápida e que particularmente me chacoalhou bastante foi Romeo Buzarello, o homem de marketing por trás da Tecnisa. Sem dúvida, Romeo é o cara que tem um Zetgeist como nunca vi. Veja algumas de suas provocações:

Hoje, mentalidade vale mais do que idade. • Quem não for “fodástico” será derrubado pelo algoritmo. • A principal tecnologia de agora é a tecnologia de gestão. • Mais importante que ter armas digitais, é incorporar a alma digital.

Buzarello detalhou algumas de suas estratégias e, de forma extremamente aberta, mostrou alguns dos softwares e técnicas que usa na gestão da comunicação de marketing da Tecnisa. Aliás, como diz ele, é mais “matemarketing” do que marketing.

Marcelo Amorim, que se auto-nomeia um empreendedor serial, também trouxe algumas contribuições ao evento. O que mais me chamou a atenção em seu speech foi sua visão de ponto de ruptura. Para ele, uma mudança exponencial demanda um ponto de ruptura radical, pra sair da inércia. Após essa ruptura, a organização deve partir para a fase incremental.

Muito mais foi dito e provocado. Eu fiquei particularmente feliz em ver que existe um movimento que conseguiu explicar e sistematizar uma prática que, em minha vivência junto a diversas redes de franquias, vejo como única solução viável para expandir negócios sustentáveis em um mundo que vive na “versão beta”. E o melhor, resgatando a felicidade em todos os envolvidos. A Carvalho Martins Comunicação e a Track Techno Software já são parte do movimento Open!







Rede Vistorias: mais uma rede de franquias atendida pela Carvalho Martins

sexta-feira, 16 de março de 2018

post_novocliente_900x900A Carvalho Martins Comunicação celebra a chegada da Franquia Rede Vistorias, que passa a compor sua carteira de clientes atendidos por meio do modelo de outsourcing de Marketing.

A CMC será responsável pela consultoria de marketing, planejamento de campanhas de expansão, planos de lançamento de novas unidades, calendário de marketing e campanhas de lançamento de novos produtos, além de apoio operacional e estratégico à equipe interna.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Rede Vistorias, que é referência no mercado de vistoria imobiliária. Estamos motivados e vamos aplicar toda nossa expertise em prol da expansão da marca e aumento dos resultados.”, explica Sérgio Martins, sócio-diretor da Carvalho Martins Comunicação.

A Rede Vistorias tem como sócio Enrico Dias, que já foi cliente da Carvalho Martins em 2008, quando era o Master Franqueado da Microlins em Minas Gerais.

“Conheci o Enrico quando fazia atendimento da Master Microlins-MG. O fato dele nos procurar novamente, com esse novo empreendimento, é muito relevante para nós, pois demonstra confiança no nosso trabalho”, conclui Sérgio Martins.

Sobre a Rede Vistorias
A Rede Vistorias é uma rede de franquias com atuação nacional que nasceu da necessidade de profissionalizar e otimizar as vistorias no setor imobiliário. É uma empresa com capacidade de atuação em todo o Brasil, que possui um modelo inédito de serviços de vistorias para atender com excelência os envolvidos nas transações de locação, compra e venda de imóveis. A marca conta com uma equipe de peritos certificados para realizar vistorias imobiliárias minuciosas, padronizadas, ágeis e financeiramente viáveis, para garantir a preservação patrimonial de maneira prática e eficiente.

 www.redevistorias.com.br







Presentation para redes de negócios

terça-feira, 13 de março de 2018

PlanejamentoClique aqui e acesse ou baixe o presentation da Carvalho Martins em PDF para redes de negócios: metodologia de trabalho, cases, portfólio e muito mais.







Outsource de marketing para redes de negócios

sexta-feira, 09 de junho de 2017

ads_linkedin_900x900

Sabemos que crises também representam oportunidades. Especialmente para aquelas empresas que se tornam agressivas em sua comunicação e marketing. Entretanto, manter uma equipe completa, com gestores e analistas de marketing, e ainda contratar agência de publicidade, gestão de marketing online, design – dentre outros, representa um custo e um passivo trabalhista com o qual as empresas muitas vezes não têm condições de arcar.

UMA NOVA FÓRMULA

Novos arranjos para atender esse tipo de demanda estão surgindo, e uma solução que tem se mostrado eficaz é a contratação de um parceiro externo para o planejamento e gestão de marketing. É possível encontrar muitas fornecedores em marketing digital, agências de publicidade, assessorias de marketing, etc. Mas são poucas as empresas que reúnem esse pacote de serviços num único contrato, visando oferecer a melhor relação custo X benefício aos seus clientes.

Ao contar com uma única empresa (e portanto uma única margem de lucro) com visão integral da comunicação e marketing pelo custo comparável ao de um ou dois colaboradores, o empresário certamente terá um serviço ampliado e reduzirá seus custos. Um contrato assim deve incluir o estratégico e operacional da gestão de marketing, serviços de agência publicitária, design, planejamento e execução de mídia on e offline, produção e gestão de conteúdo online (redes sociais inclusive).

Empresários que contam com uma estrutura um pouco maior, como redes de negócios com mais de um ponto de venda, ou atuando tanto na produção como na venda, frequentemente ficam envolvidos com diversas outras questões da administração em si, gestão de pessoas, RH, em alguns casos com logística de distribuição, produção, treinamento entre tantas outras. Contar com uma equipe do tipo outsource de marketing  pode oferecer ao empresário um fôlego para todas as suas outras tarefas, com a tranquilidade de saber que receberá um serviço de qualidade, de um time de especialistas.

Segundo Sérgio Martins, diretor da Carvalho Martins Comunicação – que oferece este serviço a diversas redes dede 2004 – é possível trabalhar tanto terceirizando todo o trabalho, quanto apenas parte dele, integrando a equipe da empresa contratada com um staff interno reduzido do cliente. A Carvalho Martins tem em seu portfolio clientes de diversos setores como as redes Number One Idiomas (Wiser Educação), Casa X (SMZTO), Rede Vistorias, Pomodori Pizzaria, Be Belle Cosméticos – dentre outros.

Veja mais sobre o outsource de marketing oferecido pela Carvalho Martins para redes de negócios em nossa landing page: www.carvalhomartins.com.br/franchising







Belle Bonelli: marca volta a ser atendida pela Carvalho Martins

quinta-feira, 30 de março de 2017

bellebA marca de dermocosméticos Belle Bonelli, da empresária e Dra. Ludmila Bonelli, volta a ser atendida pela Carvalho Martins. Belle Bonelli é uma linha de produtos de ativos exclusivos e de alta performance, que atua no mercado brasileiro através de uma rede de distribuidores. Após um breve período de pausa, Belle Bonelli volta ao portfólio de clientes da Carvalho Martins que passa a ser responsável pelas estratégias de marketing da empresa, além da gestão da marca nas redes sociais, publicidade, packing e branding design.







Quem quer comprar um cliente?

quarta-feira, 01 de fevereiro de 2017

imagem-03

O empresário que investe em ações de comunicação de marketing com consciência sabe que, na realidade, está investindo na compra de clientes. Sim, afinal, nossos cérebros estão à venda. Faça um teste simples, para descobrir quais são suas marcas mais lembradas em determinados segmentos. Algumas são quase unanimidades: lâmina de barbear? Gillette. Refrigerante? Coca-Cola. Banco? Bradesco. E por aí vai…


Qual é a razão desse sucesso?

Além de bons produtos – que cumprem o que prometem em qualidade, performance e outras promessas mais subjetivas de satisfação – há um investimento constante e planejado em ações de comunicação de marketing por parte das empresas detentoras dessas marcas. Por exemplo: a P&G investiu no Brasil mais de um bilhão de reais no ano de 2014 em ações de comunicação de marketing apenas para marca Gillette. O Bradesco, mais de 890 milhões*.

Essas verbas são distribuídas em diversas ações que vão desde publicidade em TV, passando por patrocínios esportivos, ações de ponto de venda, até o relacionamento com consumidores via redes sociais. E o objetivo de todo esse investimento é um só: comprar espaço em nossas mentes. Fazer com que a marca exista e subsista em nosso cérebro, principalmente na hora em que estamos para tomar uma decisão de compra. Essa é a base do conceito de mind share. É como se, em relação a marcas e produtos, nosso cérebro fosse representado por um “gráfico-pizza” cujo espaço está à venda, onde as maiores fatias pertencem às marcas mais lembradas, que pagaram mais caro por isso – as famosas top of mind. E essas marcas reconhecem que o investimento em comunicação de marketing que gera resultados deve ser constante, e não pontual – mesmo em tempos de crise. Só assim, elas mantêm o espaço conquistado em nossas mentes.

Artigo de Sérgio Coelho Martins
*http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/os-30-maiores-anunciantes-do-brasil-em-2014#14)






Template Track é assunto no portal da Revista Exame

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

exame

O Template Track (www.templatetrack.com), solução on cloud de customização em massa de peças de comunicação para redes de franquias utilizada pelo nosso cliente Number One, já é considerado uma inovação no mercado de franquias e redes de negócios no Brasil. O projeto do Template Track foi concebido pela Track Techno (www.tracktechno.com), start up que tem Sergio Martins como sócio. Veja aqui o link da matéria na Exame.

 







Ação de Branded Content para Bacon Paradise na 98FM

sexta-feira, 01 de abril de 2016

O Bacon Paradise invadiu a 98FM e o estúdio do programa 98 Futebol Clube – uma das maiores audiências da Grande BH no horário de 12 às 14h. A ação, com apoio das redes sociais e da 98Live, teve como objetivo lançar o novo sanduíche da rede de franquias: o Baby Bacon. E surtiu um grande impacto junto aos ouvintes. Além disso, a sede da emissora ficou completamente tomada com o delicioso cheiro de bacon… Veja o video:







Spot para a rede Number One recebe Ouro

quinta-feira, 03 de dezembro de 2015

Sergio e Christian Martins recebem a premiação.

Sergio e Christian Martins recebem a premiação.

A Carvalho Martins conquista Ouro no 4º Prêmio Minas de Comunicação – categoria Rádio, com o spot “Inglês de Primeira”, para a rede Number One. Obrigado ao nosso cliente pela confiança expressa em mais de 10 anos de contrato. Clique aqui e ouça.